The wall


"wir sind das volk"
1989-2009
Foi há 20 anos. E assisti em directo sem perceber o porquê da excitação dos meus pais. Tinha eu uns 5 anos quando os meus pais foram à Alemanha visitar uns amigos que lá viviam. Eu fiquei. Entre outras lembranças trouxeram-me um calendário daqueles com argolas. Em cada mês tinha uma fotografia do muro. Eu lembro-me de achar o muro bonito. Por isso, não percebi o contentamento do Mundo com a sua queda.
Em 2005 fui a Berlim. Com as minhas amigas. Prestes a entrar no combóio rumo a Am'dam e depois de me ter dado por satisfeita com uns bocados de muro totalmente cinzentos e muito àquem da imagem colorida da minha infância apercebi-me que se atravessasse a rua que separa a linha do combóio da cidade lá estava ele. O muro cheio de cores. E pinturas. A lembrar ou a esquecer. E foi inevitável... chorei como uma perdida, como se estivesse diante de uma libertação, dum acto de contrição, de algo enorme.
E estava...

Comentários