ítaca


Quando abalares, de ida para Ítaca, Faz votos por que seja longa a viagem, Cheia de aventuras, cheia de experiências. E quanto aos Lestrigões, quanto aos Ciclopes, O irado Poséidon, não os temas, Disso não verás nunca no caminho, Se o teu pensar guardares alto, e uma nobre emoção tocar tua mente e corpo. E nem os Lestrigões, nem os Ciclopes, Nem o fero Poséidon hás­‑de ver, a Se dentro d'alma não os transportares, Se não tos puser a alma à tua frente.
Faz votos por que seja longa a viagem. As manhãs de verão que sejam muitas Em que o prazer te invada e a alegria Ao entrares em portos nunca vistos; Hás­‑de parar nas lojas dos fenícios Para mercar os mais belos artigos: Ébano, corais, âmbar, madrepérolas, E sensuais perfumes de todas as sortes, E quanto houver de aromas deleitosos; Vai a muitas cidades do Egipto Aprender e aprender com os doutores.
Ítaca guarda sempre em tua mente.
Hás­‑de lá chegar, é o teu destino.
Mas a viagem, não a apresses nunca. Melhor será que muitos anos dure E que já velho aportes à tua ilha Rico do que ganhaste no caminho Não esperando de Ítaca riquezas. Ítaca te deu essa bela viagem. Sem ela não te punhas a caminho. Não tem, porém, mais nada que te dar. E se a fores achar pobre, não te enganou. tão sábio te tornaste, tão experiente, que percebes enfim que significam Ítacas.
konstantinos kavafis
Post Scriptum: Para a Didi, para a Xu e para a Tita... que a viagem seja longa, seja rica, seja feliz e seja lado a lado... e para a Daniela, a quem nunca dediquei um post, talvez por falta de coragem quando penso que deveria ter sido sempre ao Nosso lado!

Comentários

Diana disse…
Confesso que me emocionei..a nós, resistentes na visão de uma magistratura que só serve se servir as pessoas!Um grande bem-haja ao quarteto!