Do bem querer...

Tenho andado numa fase de saudades. Sabendo porquê e sem saber.
Sabendo que a minha avó Mané partiu há 13 anos e que a minha avó Guidinha teria feito muitos anos na 2.ª se ainda cá estivesse...
Sabendo que há risos, sons, momentos e lugares em tempos idos e que inevitavelmente já não voltam...
Sabendo que há palavras irrepetíveis ditas em dias frios, dias quentes, dias chuvosos, dias de sol...
Sabendo que há-de ser assim por toda a vida, por todos os dias, por todas as horas porque já sabemos que nada se repete...
Nessa realidade, mais real que dura ,reside a sofreguidão com que nos agarramos ao que pode ser gravado e nos ilude a esperança na revisita: as fotografias. os filmes. as músicas. os papéis rabiscados que guardamos numa caixa no fundo da memória.
Ao longo do tempo em que por cá ando tenho chegado a uma conclusão: no mais das vezes a falta que sentimos é de nós mesmos. Daquilo que eramos no tempo da saudade....

Só do bom temos saudades. Sabendo que nem só do bom a vida é feita.

"Por motivos talvez claros o prazer é o que nos torna os dias raros Por pretextos talvez fúteis a alegria é que nos torna os dias úteis"
Ainda assim, enterrada no sofá de minha casa a aparvalhar em frente da novela da SIC igual ao "Clone", mas na Índia, descobri que a vida se pode repetir. Possivelmente 15 anos depois de uma outra novela - quem sabe igual a outra qualquer num espaço afim - a Globo deu-me o prazer de uma cena de TV ao som de uma das minhas músicas de soap opera (e não só) preferidas.
Que prazenteira pode ser a saudade... e que pirosa!
"Lembra de mim! Dos beijos que escrevi Nos muros a giz Os mais bonitos Continuam por lá Documentando Que alguém foi feliz... Lembra de mim! Nós dois nas ruas Provocando os casais Amando mais Do que o amor é capaz Perto daqui Há tempos atrás...Lembra de mim! A gente sempre Se casava ao luar Depois jogava Os nossos corpos no mar Tão naufragados E exaustos de amar...Lembra de mim! Se existe um pouco De prazer em sofrer Querer te ver Talvez eu fosse capaz Perto daqui Ou tarde demais..."
Ivan Lins

Comentários

Bombokinha disse…
É!
Diz que o convivio em excesso tem destas coisas conhecidas por contágios...
Está comprovado Bombokinha em demasia provoca sentimentos mistos de saudosismos e melancolias, com gargalhadas profundas.
Recomendamos "tomar" em doses mais moderadas. :)))))))))))))))))
Beijooooooooooooooooooooo.
Anónimo disse…
PIROSA??? Piroso é o Luar do Sertão e tu, tb deves gostar!Quem não se lembra daquele homem marabilhoso do mato(!!!) a olhar para a Tieta..hmm? Piroso é não sentir ou fazer de conta que não se sente.