||feliz||

Sei de algumas tristezas que aí andam no ar. O que até é normal face à carinha deste tempo ranhoso, face à falta de sol nas nossas cutxis, às saudades, ao trabalho excessivo, ao envelhecimento precoce, à poluição, ao estado caótico no nossa política e, claro está, à crise!
Mas como não aprecio estados de tristeza, digo, não gosto, acho piroso, fazem rugas e não são nada trendy ... aqui vai, para ensoalhar o Vosso Dia:
" ...Feliz é uma coisa que se é ou não é. Não se pode "estar" feliz. Pode-se estar bem disposto, pode estar-se alegre, pode estar-se satisfeito, mas feliz é a coisa que simplesmente não faz sentido estar. Ou se é ou não se é....Feliz é também uma coisa que ninguém se torna, que ninguém fica e que ninguém compra. Ou se é ou não se é. É como ser louro (apesar de eu achar que ser feliz é mais parecido com ser moreno). As pessoas felizes são aquelas que têm vergonha de falar nisso. Em Portugal, dizer "eu sou feliz" é como dizer "eu sou rico". É escandaloso....Para se ser feliz é preciso ser um bocado parvo....As pessoas felizes só pensam nos outros. É como se não existissem. É por isso que conseguem ser felizes. É uma ilusão de óptica muito bem feita. Ninguém é mais feliz que o homem invisível....Para se ser feliz é preciso ser-se um pouco cegueta. Entre as coisas que as pessoas miseráveis, normais, estão sempre a chamar às pessoas felizes, há: ingénua, lírica, naïf, boazinha. Aquela de que gosto mais é "Vives noutro mundo!". Haverá coisa melhor que viver noutro mundo, para quem conheça minimamente este?...Em Portugal, a felicidade é reprimida. A felicidade, em Portugal, é considerada uma espécie de loucura. Porquê? Porque os portugueses, quando vêem uma pessoa feliz, julgam que ela está a gozar com eles....Ninguém tem pena das pessoas felizes. Os portugueses adoram ter angústias, inseguranças, dúvidas existenciais, porque é isso que funciona na nossa sociedade. As pessoas com problemas são mais interessantes. Nós, os tontos, não temos interesse nenhum porque somos felizes....E, no entanto, as pessoas felizes também sofrem muito. Sofrem, sobretudo, de culpa....As pessoas felizes precisam de se afirmar, de deixar de fingir que também estão permanentemente na fossa. Devia haver emblemas grandes a dizer "EU SOU FELIZ E ESTOU-ME NAS TINTAS" ou "EU SOU FELIZ E NÃO TENHO CULPA"....As pessoas felizes também choram, também sofrem, também se angustiam. Só que menos. Aliás, muito menos... "
Le Grand MEC! Who else?

Comentários

Bombokinha disse…
Haja pessoas felizes e eu, tal como tu, SOU FELIZ!!!
E é tão bom viver assim!!! :D
marta disse…
E no meio de tantos nós, que fazem do meu cabelo liso apenas uma camuflagem para o que se passa cá dentro, salta-me a coragem para gritar:
EU SOU FELIZ!
E com toda a verdade deste texto!Com todas as pessoas à minha volta a dizerem-me que vivo num mundo à parte, que sou louca, que sou infantil...
Sou feliz e ponto.
E obrigada por me mostrares que não estou sozinha no meu País das Maravilhas.
We live together!
We will never walk alone:)
***************
**moleskine** disse…
Olá amiga. Concordo interamente com o grande MEC. É certo que a fotosintese faz-me falta, mas sabes que mais? Que tenho uma pancada, toda a gente sabe, que me estou nas tintas, também, que vivo noutro mundo, que seja, mas SOU FELIZ, e isso é que me interessa. E quando todos olham para um céu negro, carregado de nuvens, tudo alagado, eu estou distraída a ver aquele espaço entre duas nunvens onde se vê um pouco de céu azul, ou a olhar para o outro extremo onde se forma um arco iris. A vida é bem melhor assim!!!! Kisses
filipa disse…
tu fazes-me FELIZ! :D
***