O meu problema


Por vezes reabrir um livro é quase tão complicado como voltar a um lugar onde se foi feliz. Foi nessa altura que o livro se tornou o meu problema... Claro que só o descobri mais tarde, quando ao olhá-lo de frente, pousado há alguns meses na cabeceira, não me apeteceu abri-lo por medo do que lá fosse encontrar. Não me sei pouco corajosa, nunca soube fugir de emoções fortes, ou de um bom emaranhado sentimental... e vai daí abri-o e regressei. De dentro saiu riso, bom riso, bom fim-de-tarde, bom Verão. De mim saiu sorriso... ao sentir o conforto de um velho amigo que pensavamos perdido e que afinal esteve sempre por ali. Foi nessa altura que, do livro mais que lido, saiu também o "problema português de 1987". Há 20 anos atrás dizia assim:
"Upa! Upa! Portugal está Upa! Upa! Eia! Eia! Há por aí algum português ou portuguesa, daqueles que já não se usam, trombudos e negativistas, que odeiam esplanadas e preferem tomar café no escuro, daqueles que desconfiam da própria madrinha e que estão sempre a queixar-se que a sopa tem pouca massa? Não? Já não há? Então melhor! Todos agora: Upa! Upa! Eia! Eia! A nossa camioneta é sempre maior que qualquer areia!"
De mim saiu uma gargalhada... das boas. E foi assim que o meu problema se tornou solução. E foi assim que Fevereiro nasceu com sol!
Como dizia o poeta
Quem já passou por esta vida e não viveu
Pode ter mais mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá p'ra quem se deu
P'ra quem amou, p'ra quem chorou, p'ra quem sofreu
Quem nunca curtiu uma paixão
Nunca vai ter nada, não!
Não há mal pior do que a descrença,
Mesmo o amor que não compensa
É melhor que a solidão
Abre teus braços, meu irmão, deixa cair
P'ra quê somar se a gente pode dividir?
Eu, francamente, já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração
Esse não vai ter perdão!
Vinicius de Moraes
Obs. Deve ser cantado, com sotaque brasuca, de preferência em jeito de porta-bandeira em desfile de Carnaval, de sorriso idiota nos lábios, e só por quem acredite mesmo no que diz o poeta!

Comentários

Anónimo disse…
A vida é pra valer,
A vida é pra levar,
Vinícius, velho, saravá
Melancia disse…
Lindo!!! A vida só se dá para quem se deu... A pura verdade concentrada numa linha.